Sinais e sintomas das doenças renais em crianças

publicado em 14 de outubro de 2018

Há quem pense que a doença renal é coisa só de gente grande. Ledo engano. Elas podem surgir também em crianças. Uma das principais causas de doença renal são as infecções urinárias da infância, que se não tratadas corretamente podem acarretar em perda das funções renais prematuramente.

Em muitos casos, a insuficiência renal é uma doença cujos sintomas demoram a aparecer. Considerada grave, ela pode acometer inclusive crianças e adolescentes e afetar seu desenvolvimento. A insuficiência renal crônica é caracterizada pela perda gradual e irreversível da função dos rins, que são os órgãos responsáveis por filtrar o sangue, eliminando as substâncias que são nocivas ao organismo, como amônia, ureia e ácido úrico. Um dos grandes vilões da doença é a dificuldade em perceber a sua presença.

É importante que os responsáveis pelo paciente fiquem atentos a alguns sinais e sintomas. Uma leve anemia, inchaço dos olhos e pés, pressão alta, vontade de urinar fora do horário habitual, infecções urinarias de repetição, sangue na urina podem ser sinais da doença. O diagnóstico, feito por meio de exames de sangue, de urina e de imagem, ainda no estágio inicial da doença, pode ser fundamental para evitar a necessidade de diálise e até mesmo de um transplante de rim.


Confira também:

Card image cap

Sinais e sintomas das doenças renais em crianças